Na tarde de domingo, 18 de fevereiro, o Papa Francisco começou os seus exercícios espirituais (retiro) junto com os membros da Cúria do Vaticano, que segue até sexta-feira, 23 de fevereiro, como é tradição na Casa do Divino Mestre, na cidade italiana de Ariccia.

Neste ano, os exercícios espirituais são dirigidos pelo sacerdote português Pe. José Tolentino de Mendonça.

Os exercícios espirituais do Papa e da Cúria Romana têm como tema “O elogio da sede”. No domingo, houve uma meditação introdutória, “Aprendizes do espanto”, um momento de adoração eucarística e Oração das Vésperas.

Nos demais dias, começará com a Missa às 7h30, seguida por uma meditação às 9h30. às 16h, haverá a segunda meditação, logo após, momento de adoração eucarística e oração das Vésperas. Para o último dia, 23 de fevereiro, está programada apenas uma meditação.

Algumas meditações são: “A ciência da sede”; “Percebi que estava sedento”; “Esta sede de nada”; “A sede de Jesus”; “As lágrimas contam uma sede”; “Beber da própria sede”; “As formas dos desejos”; “Ouvir a sede das periferias”; “A bem-aventurança da sede”.

Nos dias em que o Santo Padre e a Cúria do Vaticano estarão nos exercícios espirituais, ficam suspensas as audiências privadas e especiais, inclusive a Audiência Geral de quarta-feira.

Confira também: