O Papa Francisco atendeu a confissão de vários sacerdotes de Roma durante o tradicional encontro de início de Quaresma, realizado em 15 de fevereiro, na Basílica Pontifícia de São João de Latrão, e também aproveitou a oportunidade para dar-lhes alguns conselhos.

No diálogo do Pontífice com os sacerdotes, mencionou as três fases da vida sacerdotal.

Incentivou os sacerdotes jovens a adquirir um estilo sacerdotal. Aos sacerdotes de idade intermediária, recordou a importância de desapegar-se das coisas e dos aspectos da vida que caracterizaram a fase anterior. Finalmente, convidou os sacerdotes idosos a dedicar o se tempo aos mais jovens.

O Santo Padre também incentivou a buscar seu próprio estilo sacerdotal, como se fosse uma carta de identidade ou uma característica pessoal, porque todo sacerdócio é único.

Sacerdotes jovens

Segundo informou Vatican News, o Papa convidou os sacerdotes jovens a não olhar tanto para as circunstâncias e os limites do tempo de cada um e os exortou a concentrar-se no encontro com o Senhor.

Em seguida, encorajou-os a recorrer ao diretor espiritual, porque, como são jovens, correm o risco de viver a experiência da solidão, e convidou-os a buscar uma figura de referência.

Sacerdotes de idade intermediária

Francisco também falou da crise da idade intermediária, quando o sacerdote pode sofrer decepções com tantas coisas, mas que vive com humildade o sacerdócio. Sugeriu que escutem o segundo chamado do Senhor.

Além disso, o Papa também recordou a importância de ir ao encontro do Senhor para evitar cair em tentações. Falar com Cristo diante do sacrário. Frequentar a confissão para receber o perdão de Deus.

Recordou-lhes a importância de sentir-se desapegados das coisas, porque na idade intermediária é quando começam a “despedir-se” de algumas coisas.

Sacerdotes idosos

Aos sacerdotes mais idosos, o Pontífice sugeriu que deveriam permanecer disponíveis. O Papa disse que a fase idosa é o momento em que se pode acolher. Pode-se dar tempo aos outros, especialmente aos jovens, para ajudá-los a encontrar suas raízes.

Confira também: