Logo depois da Catequese na Audiência Geral, o Papa Francisco se referiu em diferentes momentos ao início da Quaresma e convidou todos à oração, ao jejum e à esmola para chegar à conversão.        

“Hoje começamos o nosso caminho à Páscoa. Convido vocês a entrarem neste tempo de conversão, dando mais espaço em suas vidas para a oração e a partilha com os mais pobres”, disse aos peregrinos de língua francesa.

Aos peregrinos de língua inglesa, desejou “uma Quaresma santa e fecunda” e recordou aos alemães que a Quaresma é “um tempo de graça para a preparação para a Páscoa, ou seja, ao encontro com Jesus ressuscitado”.

“Nestes 40 dias somos convidados, com a oração, o jejum e as obras de caridade, a ser como Cristo”, acrescentou.

Em seguida, também saudou os fiéis de língua espanhola e se referiu a este tempo litúrgico: “Pedimos à Virgem Maria que ajude a nos prepararmos para a celebração da Páscoa de Cristo com um coração purificado”.

“Hoje entramos na Quaresma, tempo de jejum, oração e caridade. Enquanto nossas testas são marcadas pelas cinzas com o convite ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’, preparemos os nossos corações para viver este tempo junto com Cristo que sofre, que com a sua paixão e morte na cruz nos redimiu, para que livres do pecado, possamos participar da santidade do próprio Deus”.

Como de costume, também recordou os jovens, os enfermos e os recém-casados: “Hoje, Quarta-feira de Cinzas, começa o caminho da Quaresma”. “Queridos jovens, desejo que vivam este tempo de graça como um retorno ao amor do Pai que acolhe todos de braços abertos. Queridos doentes, encorajo-os a oferecer os seus sofrimentos pela conversão das pessoas que vivem afastadas da fé; e convido vocês, queridos esposos recém-casados, a construir a sua nova família na rocha do amor de Deus”.

Confira também: