O Papa Bento XVI reiterou seu compromisso de impulsionar a unidade dos cristãos e precisou que esta “não é nem absorção nem fusão”, ao receber aos membros da delegação enviada a Roma por Bartolomeu I, Patriarca ecumênico de Constantinopla, com motivo da solenidade dos Santos apóstolos Pedro e Paulo.

“A unidade que procuramos não é nem absorção nem fusão, mas sim respeito da plenitude multiforme da Igreja que, conforme à vontade de seu fundador Jesus Cristo, deve ser sempre uma, santa, católica e apostólica", indicou o Pontífice.

"Se for verdade que o Senhor chama com força a seus discípulos a construir a unidade na caridade e na verdade; se for verdade que o chamado ecumênico constitui um convite urgente a reedificar na reconciliação e na paz a unidade gravemente danificada entre todos os cristãos; se não podermos ignorar que a divisão faz menos eficaz a santíssima causa da pregação do Evangelho a todas as criaturas como podemos rechaçar a tarefa de examinar com claridade e boa vontade nossas diferenças, as abordando com a convicção íntima de que temos que resolve-las?”, explicou.

O Papa sublinhou o "diálogo de caridade" entre católicos e ortodoxos. "Nosso caminho é longo e não é fácil -disse Bento XVI-, mas viu crescer a esperança de um sólido "diálogo da verdade" e de um processo de clarificação histórica e teológica que já deu frutos apreciáveis".

Do mesmo modo, advertiu a necessidade de unir nossas forças e não poupar energias para que o diálogo teológico oficial, começado em 1980, entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas em seu conjunto, se reinicie com vigor renovado".

O Santo Padre expressou seu "agradecimento ao patriarca Bartolomeu, que trabalha para reativar os trabalhos da Comissão mista internacional católica-ortodoxa. Asseguro-lhe que é minha firme vontade apoiar e impulsionar essa ação. A investigação teológica, que deve fazer frente a questões complexas e achar soluções não redutivas, é um compromisso sério, ao que não podemos renunciar".

O Santo Padre pediu à delegação informar ao Patriarca de seu "intenção de prosseguir com determinação firme a busca da plena unidade entre todos os cristãos".

A delegação ecumênica tradicionalmente visita Roma em 29 de junho e uma romana visita  Istambul em 30 de novembro, festividade de Santo André, padroeiro do patriarcado ecumênico.