Ao receber em audiência aos arcebispos que ontem receberam o pálio, o Papa Bento XVI  pediu-lhes seguir “caminhando juntos, unidos pelos mesmos sentimentos de concórdia e de amor a Cristo e a sua Igreja”.

O Pontífice cumprimentou cada um dos arcebispos metropolitanos e lhes assegurou que seguia unido a eles "com o afeto e a oração”.

Teve palavras especiais para o Cardeal Angelo Sodano, novo Decano do Colégio Cardenalício, a quem deu as graças pela "colaboração que presta há muitos anos ao Sucessor do Pedro".

Do mesmo modo, estendeu seu agradecimento "aos membros do colégio cardenalício, pelo apoio e a oração com que acompanham meu serviço de pastor da Igreja universal".

Dirigindo-se logo ao novo Arcebispo da Cracóvia, Dom Stanislaw Dziwisz, o Papa lhe agradeceu "por tudo quanto tem feito pelo João Paulo II e por mim pessoalmente".

O Pontífice também pediu aos fiéis que permaneçam junto aos prelados com a oração e a colaboração generosa, “para que acrescentem a esperança nos jovens, o amor e fidelidade nas famílias, fomentando um espírito fraterno na convivência social”.

Como é tradição, na festividade de São Pedro e São Paulo o Papa cumpriu ontem com a milenar tradição de impor o Pálio aos arcebispos nomeados este ano, nesta ocasião 32.

Os arcebispos espanhóis que receberam o pálio são Dom Jaume Pujol Balcells, de Tarragona; Dom  Santiago García Aracil, de Mérida-Badajoz, e Manuel Ureña Pastor, de Zaragoza.

Os de origem latino-americana são Dom José Octavio Ruiz Arenas, de Villavicencio (Colômbia); Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno, de Huancayo (Peru); Dom Pablo Lizama Riquelme, de Antofagasta (Chile), Dom Leopoldo José Brenes Solorzano, de Manágua; Dom Orani Joao Tempesta, de Belem do Pará (Brasil), Dom Anuar Battisti, de Maringá (Brasil); Dom Eduardo Benes de Salles Rodríguez, de Sorocaba (Brasil) e Dom José Horacio Gómez, de Santo Antonio (EUA)