A Secretaria para a Comunicação e o Óbolo de São Pedro lançaram na quinta-feira, 8 de fevereiro, a campanha “Ordinary Heroes” (Heróis comuns) para arrecadar fundos para a instituição de caridade do Papa.

Um dos participantes desta iniciativa, que inclui a venda de camisetas com o graffiti do “Super Papa Francisco”, é o histórico jogador de futebol da AS Roma e da seleção italiana, Francesco Totti.

Em um vídeo, Totti expressa a sua alegria por participar da iniciativa e convida a outros como Diego Armando Maradona a se unirem a esta campanha. A camisa com a assinatura da estrela italiana logo será enviada a outros jogadores e personalidades da cultura e do entretenimento, a fim de que se unam assim ao projeto solidário.

As camisetas têm o e desenho que apareceu em 2014 em uma das ruas perto da Praça de São Pedro, pintado por Mauro “Maupol” Palotta, e que agora tem os direitos autorais do Serviço Fotográfico do jornal do Vaticano L'Osservatore Romano.

Na apresentação realizada ontem na Filmoteca Vaticana, o Substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, Dom Angelo Becciu, disse que recentemente encontrou-se com o Papa Emérito Bento XVI e conversaram “sobre o Óbolo de São Pedro. Para nós, era uma palavra mágica e quando jovens estávamos acostumados com isso, em 29 de junho, dávamos o ‘dinheirinho para o Papa’”.

“Sabíamos que (esse dinheiro) ia para o Papa e tínhamos certeza de que tinha um bom propósito, disse também Bento XVI”, acrescentou o Arcebispo italiano.

Em seguida, recordou que no ano passado o Óbolo de São Pedro reuniu cerca de 78 milhões de dólares, 8 milhões a mais do que no ano anterior e é um “sinal de que as pessoas confiam”.

Entre as obras de caridade para as quais será destinada o dinheiro arrecadado com a venda das camisetas, estão o cuidado aos idosos nas periferias, a ajuda às populações atingidas por desastres naturais ou cuidados de saúde em lugares como Lampedusa, onde chegam milhares de migrantes.

As camisetas podem ser adquiridas nas cores amarelas, brancas, pretas ou vermelhas, nas livrarias do Vaticano e também on-line através do site: https://ordinaryheroes.it/pt/fazer-compras/homem/ ou https://ordinaryheroes.it/pt/fazer-compras/mulher/

Confira também: