O Padre Joaquín Alliende-Luco, assistente eclesiástico internacional de Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), celebrou a declaração conjunta de perdão e reconciliação entre poloneses e ucranianos, assinada recentemente pelos bispos romano-católicos da Polônia e os bispos grego-católicos de Ucrânia.

“O Padre Werenfried, que fundou AIS em 1947, teria visto com grande satisfação o fruto de seus esforços, durante décadas, de ajudar à Igreja católica de ambas as nações”, adicionou.

Por sua parte, Marko Tomashek, chefe da seção da Europa do leste III do AIS, indicou que este ato de reconciliação reproduz “o espírito dos primeiros anos de nossa organização, quando se pregava incesantemente a paz e o perdão entre os que foram inimigos”.

Acrescentou que “a reconciliação e a nova solidariedade cristã entre a Igreja romano-católica da Polônia e a Igreja grego-católica de Ucrânia é a forma de preparar os alicerces da futura reconciliação entre a Polônia católica e a Ucrânia e a Rússia ortodoxas”.

“Este é um novo elo da cadeia de perdão que vai unindo lenta, mas firmemente a toda a Europa, do oeste a leste”, concluiu.