O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano (LOR), informa em sua edição de 6 de fevereiro que o “mês de janeiro que acaba de terminar registrou um recorde de visitas”, com mais de 26 mil peregrinos na Terra Santa.

Pe. Tomasz Dubiel, diretor do ‘Christian Information Center’, assinalou que “em janeiro de 2016, 390 grupos se inscreveram para uma Missa nos Santuários, com a participação de 11 mil peregrinos. Em 2017, no mesmo período, chegaram 16 mil peregrinos, em 529 grupos, mas em janeiro de 2018, o número de grupos aumentou para 770, em um total de 26 mil peregrinos”.

Esta informação, explica LOR, confirma a proporcionada pelo Escritório Central de Estatísticas de Israel, que em 2017 registrou mais de três milhões de peregrinos, com um aumento de 23% em relação a 2016 e de 29% em relação a 2015.

No início de 2018, disse Pe. Dubiel, o número de peregrinos católicos duplicou. Também indicou que estão em crescimento os grupos de outras denominações cristãs que pedem para rezar nos santuários.

O Escritório Central de Estatísticas de Israel explicou que, em 2017, os primeiros países de onde chegaram os peregrinos foram: Estados Unidos com 778 mil, Rússia com 331 mil, França com 308 mil, Alemanha com 218 mil, Reino Unido com 198 mil e a Itália com 107 mil.

As cifras de peregrinos, que atualmente está aumentando, são especialmente importante para a comunidade cristã que vive na Terra Santa, que tem o turismo como uma importante fonte de renda.

Como se recorda, o Custódio Franciscano da Terra Santa, Pe. Francesco Patton, e o Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, recentemente fizeram um chamado especial aos peregrinos a visitar a Terra Santa “sem medo”.

Ambos exortaram os peregrinos a visitarem os lugares sagrados “com o espírito de quem deseja, através da peregrinação, confiar-se a Deus”.

Confira também: