Com ocasião da celebração da solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Pablo, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco, ressaltou a importância do serviço do Sucessor do Pedro na história da comunidade internacional nos últimos séculos.

"O símbolo do Papa, disse, nos séculos XIX e XX, converte à Igreja em missionária, levando o Evangelho a todos os rincões do mundo". Assim, "não se pode entender a história da comunidade internacional no século XX sem o serviço do Sucessor do Pedro", disse o Cardeal durante a Missa celebrada na Colegiata de São Isidro diante da proximidade da festividade da quarta-feira 29.

Depois de indicar que “o ministério do sucessor do Pedro está na vocação do homem de ser chamado a projetar luz sobre a vida porque recebeu luz", o Cardeal disse que "é obrigação ter em conta a memória histórica dos dois últimos séculos, de como a memória de Pedro foi crescendo em significado para dentro da Igreja e para fora".

Fazendo uso desta memória histórica, o Cardeal recordou que “nas vésperas da eleição do Papa Pio VIII, certa imprensa radical e laicista anunciava o fim do papado; o conclave não teve lugar em Roma, mas clandestinamente em Veneza, em um ambiente no que a Igreja tinha pouco lugar e era perseguida”. Entretanto, explicou, "nunca foi o Papa tão venerada na história da Igreja como a partir de então, o amor dos fiéis foi em crescimento".

João Paulo II e Bento XVI

"As exéquias do João Paulo II e os primeiros passos no ministério e exercício petrino do Bento XVI o põem claramente de manifesto: é um referente moral e de unidade de todos os cristãos", disse o Cardeal.

Continuou dizendo que "neste ambiente, fazemos hoje memória do Papa, orando por ele, unidos intensamente na comunhão de toda a Igreja para que a graça do Espírito Santo que recebeu o siga sendo, e para que siga sendo referente de Cristo em Unidade".

Finalmente, pediu "hoje mais que nunca" rezar "pelo Papa, para que seja testemunha em excelência da verdade, para que seja vivida e compartilhada por todos os cristãos, para que não esqueçamos que a consagração vem do batismo e nos encheu que luz”.

Na Eucaristia presidida pelo Cardeal Rouco, concelebraram o Núncio de Sua Santidade, Dom Manuel Monteiro do Castro, dois dos Bispos auxiliares de Madrid, o Bispo do Getafe, Dom Joaquín María López do Andujar, além de outros prelados e ministros. Também assistiram à Missa a Infanta dona Pilar e representantes dos corpos diplomáticos.