O Santuário de Fátima assinou, no dia 1º de fevereiro, com diversas instituições de pesquisa um acordo através do qual é criado o Gabinete de Estudos Fátima Global, que, segundo o reitor, Pe. Carlos Cabecinhas, “se insere no esforço de promoção de estudos sobre” a aparição da Virgem na Cova da Iria.

Este Gabinete de Estudos é uma unidade de pesquisa que prestará apoio a projetos de investigação, estudos, edição científica de trabalhos, realização de seminários, ações de formação e eventos culturais e científicos.

“Este acordo de cooperação se insere no esforço de promoção de estudos sobre Fátima que o Santuário tem vindo a assumir, ao longo dos anos, através da disponibilização aos investigadores do acesso à documentação relacionada com os acontecimentos da Cova da Iria”, explicou Pe. Carlos Cabecinhas.

Segundo o Santuário de Fátima, participaram da assinatura do acordo, na sede da Universidade Aberta, em Lisboa, as seguintes instituições: Santuário de Fátima e o seu Departamento de Estudos; a Universidade Aberta; a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização; o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

Para o reitor do Santuário, este acordo é uma oportunidade de “valorizar uma dimensão que o Santuário sempre abraçou como sua missão: a promoção do estudo do acontecimento e da Mensagem de Fátima”.

“Este acordo poderá potenciar o estudo e o interesse dos investigadores por Fátima e ajudar a ter uma visão mais completa deste fenômeno e da sua Mensagem, na pluralidade de perspectivas encarnadas nas diversas disciplinas universitárias”, ressaltou.

Por sua vez, o diretor do Departamento de Estudos do Santuário, Marco Daniel Duarte, assinalou que este protocolo “marca um ponto de chegada que está relacionado com todo o trabalho que tem sido feito pelo Santuário de Fátima em nível de estudos das suas fontes primárias”.

Para Duarte, este Gabinete de Estudos “vai permitir abordar Fátima com isenção”. Assim, espera que daqui a algum tempo, “haja teses de mestrado e doutorado, feitas em Universidades públicas, que possam estudar o comportamento humano à volta do acontecimento de Fátima, que é global desde a primeira hora”.

Confira também: