A Santa Sé divulgou por meio de uma declaração do diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, duas novas viagens apostólicas do Papa Francisco dentro da Itália, em 20 de abril e 10 de maio, que o levarão às cidades de Alessano, Molfetta, Nomadelfia e Loppiano.

Viagem a Alessano e Molfetta

Em sua primeira viagem, no dia 20 de abril, irá a Alessano, na Diocese de Ugento- Santa Maria de Leuca, e a Molfetta, Diocese de Molfetta-Ruvo-Giovinazzo-Terlizzi.

Trata-se de uma viagem por ocasião dos 25 anos da morte de Dom Tonino Bello, Bispo de Molfetta em processo de beatificação.

O Santo Padre chegará a Alessano, cidade natal de Dom Bello, às 8h30 (hora de Roma), onde será recebido por Dom Vito Angiulo, Bispo de Ugento, e pelo prefeito local.

Em seguida, visitará de forma privada o túmulo de Dom Tonino Bello e saudará suas familiares. Depois, terá um encontro com os fiéis e pronunciará um discurso.

Às 9h30, deixará Alessano em direção a Molfetta, onde será recebido pelo atual Bispo, Dom Domenico Cornacchia, e pelo prefeito.

O Papa celebrará a Missa às 10h30 e, após a celebração eucarística, regressará ao Vaticano.

Viagem a Nomadelfia e Loppiano

No dia 10 de maio, visitará a cidade de Nomadelfia, na Diocese de Grosseto; e Loppiano, na Diocese de Fiesole, onde visitará a cidadezinha internacional do Movimento dos Focolares.

Neste dia, o Pontífice sairá do Vaticano de helicóptero às 7h30 (hora de Roma) e aterrissará 35 minutos depois em Nomadelfia.

Nesta cidade, visitará a Comunidade de Nomadelfia, fundada durante a Segunda Guerra Mundial pelo sacerdote Zeno Saltini e pela leiga Irene Bertoni para oferecer um lar às crianças abandonadas.

O Papa será recebido pelo Bispo de Grosseto, Dom Rodolfo Cetoldi, e pelo presidente da Comunidade, Francesco Matterazzo, com os quais rezará diante do túmulo de Pe. Zeno Saltini. Em seguida, visitará um grupo de famílias da Comunidade, aos quais oferecerá um discurso.

Depois deste encontro, o Bispo de Roma seguirá para Loppiano, onde aterrissará às 10h.

Ao chegar, o Bispo de Fiesole, Dom Mario Meini, e a presidente do Movimento dos Focolares, Maria Voce.

Com eles, rezará no Santuário de Maria Theotokos, onde receberá os membros dos Focolares e pronunciará um discurso.

Às 11h45, Francisco finalizará sua visita apostólica e aterrissará no Vaticano às 12h35.

Confira também:

Mais em