O Santo Padre entregou os sagrados Pálios ao Secretário de estado, Cardeal Angelo Sodano, e a 32 Arcebispos, exortando-os a trabalhar com ele para o crescimento do corpo de Cristo e não cair em falsas autonomias.
Depois de ter meditado, ao longo de sua homilia, sobre a catolicidade e unidade da Igreja, o Santo Padre abordou o tema da apostolicidade fazendo referência e dirigindo-se aos Arcebispos presentes na Santa Missa. “Vós- disse- estais por receber o pálio das mãos do Sucessor do Pedro. Os abençoamos, como pelo próprio Pedro, colocando-o do lado do seu túmulo. Agora é expressão da nossa comum responsabilidade”.
Sobre o Pálio explicou que “é expressão de nossa missão apostólica. É expressão de nossa comunhão, que no ministério petrino tem a sua garantia visível. Com a unidade, como com a apostolicidade, está vinculado o serviço petrino, que reune visivelmente a Igreja de todas as partes e de todos os tempos, defendendo em tal modo a cada um de nós de cair em falsas autonomias, que tão facilmente se transformam em internas particularizações da Igreja e podem comprometer assim sua independência interna”.
Finalmente lhes recordou que “o sentido de todas a funções e ministérios é no fundo, que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem perfeito, na medida que convém à plena maturidade de Cristo, para que cresça o corpo de Cristo de modo que se edifique a si mesmo na caridade”.