O Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para ciências do matrimônio e da família em Valência (Espanha), realizou na quarta-feira, 31 de janeiro, um dia em memória do Cardeal italiano Carlo Caffarra, falecido em setembro de 2017.

O evento intitulado “Caffarra, mestre e testemunho da verdade do bem” foi na Universidade Católica de Valência (UCV). Participaram o Arcebispo local, Cardeal Antonio Cañizares, Dom Juan Antonio Reig Pla, Bispo de Alcalá de Henares, e Dom Livio Melina, ex-presidente do Pontifício Instituto João Paulo II em Roma.

O Cardeal Carlo Caffarra foi Arcebispo de Bolonha (Itália) e destacado colaborador dos Papas São João Paulo II e Bento XVI em temas relacionados ao matrimônio, à família e à vida.

Nasceu em 1938 em Samboseto di Busseto, na Itália. Foi ordenado sacerdote em 1961.

Dedicou-se especialmente a aprofundar a doutrina moral do matrimônio e a enfrentar a temática da bioética em torno da procriação humana.

Em 1981, São João Paulo II o nomeou fundador e primeiro presidente do Pontifício Instituto João Paulo II para o Estudo do Matrimônio e da Família, cargo no qual permaneceu até 1995.

No mesmo ano foi nomeado Arcebispo de Ferrara-Comacchio e depois Arcebispo de Bolonha, em dezembro de 2003.

O Papa Bento XVI o criou Cardeal no Consistório de 24 de março de 2006. Na Cúria do Vaticano, serviu na Congregação para a Evangelização dos Povos, no Pontifício Conselho para a Família e no Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

O Cardeal Caffarra, junto com os cardeais Burke, Brandmüller e Meisner (também falecido em 2017), foi um dos signatários das dubbia, na qual pediram esclarecimentos ao Papa Francisco sobre alguns aspectos da sua encíclica Amoris laetitia.

Confira também: