Terminada a Celebração Eucarística pela Solenidade dos Santos Pedro e Pablo o Santo Pai rezou o Ángelus com todos os presentes na Praça São Pedro e manifestou novamente sua vontade de trabalhar pela unidade.
Nas suas palavras iniciais o Santo Padre manifestou seu agradecimento pelo "afeto com o que me acolhestes e lhes peço rezar para que os Santos Pedro e Paulo me obtenham a graça de cumprir com fidelidade o ministério pastoral a mim confiado”.
“Como bispo de Roma- afirmou- o Papa desenvolve um serviço único e indispensável para a Igreja universal: é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade dos Bispos e de todos os fiéis”.
Deste modo recordou novamente à Delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, saudando-a afetuosamente e afirmando que “hoje é o primado do serviço à comunhão católica. A partir do martírio de Pedro e Paulo, todas as Igrejas começaram a olhar a aquela de Roma como o ponto de referência central para a unidade doutrinal e pastoral”.
Citando a constituição Lumen Gentium do Concílio Vaticano II disse: “Na comunhão eclesiástica, estão legitimamente as Igrejas particulares, com próprias tradições, permanecendo íntegro o primado da Cátedra de Pedro, a qual preside na comunhão universal da caridade, protege a variedade legítima, e zela para que aquilo que é particular, não só não corroa a unidade, mas a sirva”.
Finalmente sua santidade confiou à Virgem María suas orações para que “nos conceda que o ministério petrino do Bispo de Roma não seja visto como obstáculo mas sim como apoio para o caminho rumo à unidade, e nos ajude a realizar quantos antes o desejo de Cristo: ‘Ut unum sint’”.