O vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa, Portugal, Padre José Tolentino Mendonça, será o pregador dos exercícios espirituais de Quaresma do Papa Francisco e dos membros da Cúria Romana, que acontecerá de 18 a 23 de fevereiro, na Casa Divino Mestres, em Ariccia.

Nascido em 1965, em Machico (Arquipélago da Madeira), Pe. Tolentino foi ordenado sacerdote e 1990 e é doutor em Teologia Bíblica, em Roma.

De acordo com o jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR), “teólogo e poeta”, Pe. Tolentino “é uma das vozes mais autorizadas” da cultura portuguesa.

Neste ano, o retiro do Pontífice e da Cúria Romana terá como tema “O elogio da sede” e contará com 10 meditações orientadas pelo sacerdote e poeta português, o qual também é consultor do Pontifício Conselho para a Cultura.

O retiro terá início às 18h (hora local) do domingo, 18 de fevereiro, e a meditação introdutória abordará o tema “Aprendizes do espanto”. Nesta abertura dos exercícios espirituais haverá também a adoração eucarística e a oração das vésperas.

Nos dias seguintes, a programação começará com a Santa Missa às 7h30, seguida pela primeira meditação, às 9h30. À tarde haverá a segunda meditação às 16h, antes da oração das vésperas e da adoração eucarística.

No último dia do retiro, sexta-feira, 23 de fevereiro, será feita apenas uma meditação.

Os temas a serem desenvolvidos por Pe. Tolentino em suas meditações durante o retiro serão: “A ciência da sede”; “Percebi que estava sedento”; “Esta sede de nada”; “A sede de Jesus”; “As lágrimas contam uma sede”; “Beber da própria sede”; “As formas dos desejos”; “Ouvir a sede das periferias”; “A bem-aventurança da sede”.

Como de costume, durante o período dos exercícios espirituais do Papa e da Cúria Romana, estarão suspensas todas as audiências, incluindo as Audiências Gerais de quarta-feira.

Confira também: