O Santo Padre recordou hoje com evidente alegria a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica convidando a todos a meditá-lo, permitindo que seu conteúdo penetre a alma.
Ao longo de sua homilia, com ocasião da Solenidade de São Pedro e São Paulo, manifestou a alegria por “ter podido entregar à Igreja um novo guia para a transmissão da fé, que nos ajuda a conhecer melhor e viver melhor a fé que nos une: o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica”.
“Aquilo que no grande Catecismo é apresentado em modo detalhado, é aqui recapitulado em seus conteúdos essenciais, que devem ser traduzidos na linguagem cotidiana e concretizados sempre de um jeito renovado”.
Deste modo o Papa fez uma pequena reflexão em torno de um ícone de Cristo do século  IV que se encontra no Compêndio. Tal ícone “representa a Cristo na sua dignidade de Senhor da terra, assim como de Arauto do Evangelho. ‘Eu sou aquele que é’ é mostrado aqui em seu nome próprio: tudo aquilo que existe vem d'Eele; Ele é a fonte originária de todo ser. E porque é único, está também sempre presente, está sempre perto de nós e ao mesmo tempo sempre nos precede: como indicador do caminho de nossa vida, sendo Ele mesmo o caminho”.
“Não se pode ler este livro como se lê um romance. É necessário meditá-lo com calma nas suas partes e permitir que seu conteúdo, mediante as imagens, penetre na alma”.