Uma controvérsia se desencadeou na internet depois que usuários do Google Home (o assistente de voz do Google) detectara que o aplicativo podia responder perguntas sobre quem é Satanás, ou líderes religiosos como Buda ou Maomé, mas não sobre “quem é Jesus”.

“Quem é Jesus?” (Who is Jesus?) é a pergunta que ficou sem resposta para os usuários deste aplicativo e que gerou rejeição nas redes sociais desde quinta-feira à tarde. Muitos consideraram isso como falta de respeito ou de “correção política”.

Em um dos vídeos que circulam nas redes, vê-se o usuário David Sams perguntar: “ok, Google, quem é Jesus?”. A resposta do aplicativo é: “peço desculpas, não entendo”.

“Quando pergunto ao Google se sabe quem é David Sams, sabe que sou eu, mas não sabe quem é Jesus, que é Jesus Cristo, e não sabe quem é Deus”, expressou o usuário.

Entretanto, para o Google, não se trata de uma falta de respeito, “mas para assegurar respeito”.

“A razão pela qual o assistente de Google não respondeu com a informação de quem é Jesus ou quem é Jesus Cristo não foi falta de respeito, mas para assegurar respeito”, afirmou na a empresa na sexta-feira, em sua conta de Twitter @searchliaison.

Segundo o Google, “algumas das respostas faladas do assistente provém da web e, para certos temas, este conteúdo pode ser mais vulnerável ao vandalismo e ao spam”.

Nesse sentido, “se nossos sistemas detectam tais circunstâncias, é possível que o assistente não responda”. “Se detectam vulnerabilidades semelhantes para outras perguntas, incluindo sobre outros líderes religiosos, o assistente também não responderia. Estamos explorando diferentes soluções e desabilitando temporariamente estas respostas de figuras religiosas no assistente”, afirmou.

Confira também: