O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) elegeu novos membros para o setor da Pastoral Social, os quais tiveram sua primeira reunião em Portugal e visitaram locais atingidos pelos incêndios que deixaram centenas de mortos no país em 2017.

Participaram deste encontro em Portugal o Arcebispo de Trieste e presidente da comissão, Dom Giampaolo Crepaldi; o Cardeal Andreas Arborelius, Bispo de Estocolmo e responsável pelo setor das Migrações; Dom Angelo Massafra, Arcebispo de Scutari e detentor da pasta do Cuidado da Criação; Pe. Luís Okulik, secretário da referida comissão; Pe. Martin Michalick, vice-secretário geral do CCEE; e também o sacerdote português Duarte da Cunha, secretário-geral do CCEE.

Na quarta-feira, 24 de janeiro, os membros da Comissão de Pastoral Social visitaram as regiões de Pedrógão Grande e Castanheira, que em junho de 2017 foram atingidas pelos incêndios que causaram o maior número de vítimas mortais em Portugal. Naquela ocasião, muitas das vítimas foram atingidas nas estradas da região, rodeadas por uma abundante vegetação, onde vários veículos ficaram presos.

Em sua visita às áreas atingidas, segundo relata a agência Ecclesia do episcopado português, os Bispos foram informados sobre o andamento dos projetos de reconstrução de habitações e de apoio econômico que estão sendo desenvolvidos junto às comunidades e famílias mais carentes, sob a coordenação da Cáritas Diocesana de Coimbra.

“Pareceu-nos importante vir visitar as zonas mais afetadas pelos incêndios em Portugal, e conhecer mais diretamente a situação de uma população tão fustigada nos últimos meses. E perceber como é que os organismos católicos, em particular a Cáritas, procuraram defrontar esta situação”, afirmou Pe. Luís Okulik, secretário da comissão.

Por sua vez, o Cardeal Andreas Arborelius sublinhou que, “para nós que somos provenientes de países onde o catolicismo é uma minoria, não temos tantas possibilidades de ajudar, mas podemos inspirar-nos pelo que é feito, por exemplo, aqui em Portugal”.

Padre Okulik ainda explicou que em relação aos recursos financeiros, “a transparência é sempre importante quando em causa está a administração dos bens públicos”, neste caso, os “donativos” das comunidades.

“É de saudar que se tomem todas as medidas possíveis para garantir esta transparência, que é uma maneira de tornar também mais efetiva a ajuda que se presta a quem tem necessidade”, acrescentou.

A Comissão de Pastoral Social do CCEE tem como objetivo a coordenação de três grandes áreas de trabalho, dentro dos episcopados da Europa: as questões sociais, as migrações e a salvaguarda da criação.

A sua nova composição marcará presença na próxima plenária do CCEE, marcada para acontecer de 13 a 19 de setembro, em Poznan, na Polônia.

Confira também: