O ícone mariano favorito do Papa Francisco, a Salus Populi Romani, foi restaurado e poderá ser visto em 28 de janeiro na Basílica de Santa Maria Maior, quando o Santo Padre celebrar a Missa pela festa de sua transladação.

Ícone da Salus Populi Romani antes da restauração (Foto: Vatican Media / ACI Prensa)

A restauração da Salus Populi Romani (Saúde do povo romano) foi informada pela Basílica através de um comunicado.

Ícone da Salus Populi Romani depois da restauração (Foto: Vatican Media / ACI Prensa)

O ícone, ante o qual o Santo Padre reza antes e depois de cada uma de suas viagens internacionais, mostra Maria com o Menino Jesus nos braços, que está segurando um livro dourado.

A diretora dos Museus do Vaticano, doutora Barbara Jatta, explicou que a restauração permitiu revelar as cores delicadas dos rostos de Maria e de Jesus, assim como o brilho das roupas douradas do Menino e a túnica azul da Mãe de Deus.

Além de limpar a imagem e corrigir restaurações anteriores, os especialistas desenharam uma nova moldura para o ícone que é mais leve e permitirá que seja transladado com mais facilidade.

No processo de restauração, uma comissão também foi presidida pelo Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior, Cardeal Stanislaw Rylko.

O trabalho de restauração também ajudará os especialistas a identificar suas origens. Segundo a tradição, a imagem teria sido pintada pelo próprio São Lucas.

Entretanto, em um artigo publicado em L'Osservatore Romano, Jatta assinalou que é mais provável que o ícone tenha sido pintado entre os séculos XI e XIII.

Confira também: