Diante dos conflitos sociais que a Bolívia vive, a Igreja nesse país promoveu o “Tríduo pela Unidade”, no qual os fiéis participaram em jornadas de oração para pedir pela paz e a reconciliação da nação.

A atividade aconteceu na Basílica Menor de São Francisco, em La Paz, nos dias 16, 17 e 18 de janeiro.

Atualmente, a Bolívia sofre uma forte crise política e social devido às decisões que o governo tomou sem considerar a opinião da cidadania, como no caso do novo Código do Sistema Penal, o qual libera o aborto e coloca entraves ao trabalho missionário.

Entretanto, como resultado dos protestos, o presidente Evo Morales anunciou no domingo que o Código será revogado.

O “Tríduo pela Unidade” consistiu em jornadas de oração, reflexão da Palavra de Deus, Terço e celebrações Eucarísticas pela reconciliação dos bolivianos.

Crédito: Comunicações Conferência Episcopal Boliviana

“Hoje mais do que nunca nos é exigido recorrer a esse Deus que é o perdão, a unidade, a paz, a reconciliação. Este tríduo pela unidade nos convida a, verdadeiramente, cultivarmos nossa fé convencida de que Deus não nos decepcionará”, incentivou Dom Aurelio Pesoa, Secretário Geral da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), na Missa de abertura da jornada.

“Hoje, quando celebramos a Eucaristia pedindo a unidade e a paz em nosso país, somos convidados a assumir, mas sobretudo a convidar e a ter os mesmos sentimentos de Deus, de humildade, mansidão, paz, unidade e serenidade”, sustentou.

No segundo dia do tríduo, a Missa foi presidida por Pe. Bem Hur Soto, Secretário para a Pastoral da Conferência Episcopal Boliviana, que em sua homilia convidou os fiéis a buscar em primeiro lugar melhorar o coração e as situações pessoais.

Desse modo, será possível conseguir “uma melhora na sociedade”, afirmou o sacerdote, que também advertiu sobre a tentação de julgar o outro antes de si mesmo.

Finalmente, no terceiro dia de oração, o Bispo Auxiliar de La Paz, Dom Jorge Saldías, destacou que estas “manifestações de oração para alcançar a unidade dos bolivianos é algo que aplaudo, incentivo e acompanho”.

Crédito: Comunicações Conferência Episcopal Boliviana

Em sua homilia, Dom Saldías indicou que “não precisamos de mais inimigos nem rivalidade, não estamos buscando confrontos, mas a aproximação e um diálogo sincero entre autoridades e governados”.

“Peço a nossas autoridades que não esqueçamos que só podemos avançar e progredir em justiça e paz em unidade. Se perdermos o horizonte deste diálogo, não poderemos viver em justiça e em paz”, declarou o Prelado.

Outro fato que também gerou controvérsias foi a decisão do Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP) de habilitar a postulação indefinida de Evo Morales à presidência do país.

Assim, em meio a protestos, um grupo de jovens foi atacado no dia 11 de janeiro por policiais dentro do convento de São Francisco, em La Paz, onde ingressaram para buscar refúgio.

Desde o começo, a Conferência Episcopal Boliviana (CEP)expressou sua preocupação e rechaço a estas decisões que chegam como “imposições unilaterais” que “ameaçam a convivência pacífica”.

Confira também:

Mais em