Depois de presidir uma Missa multitudinária na praia de Huanchaco, em Trujillo, o Papa Francisco percorreu de papamóvel o bairro Buenos Aires, um dos lugares mais atingidos pelas inundações de 2017, localizado no norte do Peru.

Entre janeiro e abril do ano passado, o Peru e o Equador sofreram desastres naturais do chamado “Niño Costero”, um fenômeno marítimo caracterizado pelo aquecimento anômalo do mar focalizado na costa, causando transbordamentos, inundações e aluviões que afetaram gravemente diversas populações.

Ao chegar ao bairro Buenos Aires, que foi atingido por sete inundações, o Santo Padre percorreu as ruas em seu papamóvel e saudou mais de 50 mil habitantes, segundo informações da Agência Andina.

O Pontífice se dirigiu pela Avenida Libertad (hoje Avenida Papa Francisco), onde fizeram um busto em sua homenagem e, além disso, é a continuação do prolongamento João Paulo II.

Conforme o relatório oficial do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) de agosto de 2017, o “Niño Costero” provocou a morte de 162 pessoas, 500 ficaram feridas e 19 pessoas desapareceram em todo o país. Na região de La Libertad, onde está localizada a cidade de Trujillo, 24 morreram e 70 ficaram feridas.

Além disso, as chuvas, inundações e deslizamentos de terra provocaram 285.955 vítimas em todo o Peru, 1.559.487 de afetados.

Em sua homilia na manhã de hoje na praia de Huanchaco, Francisco reconheceu que assim como os “apóstolos conheceram a força da natureza e experimentaram as suas estocadas”, os habitantes de Trujillo “enfrentaram a dura estocada do ‘Niño costiero’, cujas dolorosas consequências ainda se fazem sentir em tantas famílias, especialmente naquelas que ainda não puderam reconstruir as suas casas”.

“Foi por isso também que quis vir e rezar aqui convosco”, disse o Santo Padre.

Nesse sentido, indicou que “no momento da escuridão quando sentistes a estocada do ‘Niño’”, as terras do norte do Peru souberam “pôr-se em movimento e tinham o azeite para correr e ajudar-se como verdadeiros irmãos”.

“Havia o azeite da solidariedade, da generosidade que vos pôs em movimento e fostes ao encontro do Senhor com inumeráveis gestos concretos de ajuda”, acrescentou o Santo Padre.

Confira também: