A Diocese de Roma, cujo Bispo é o Papa Francisco, começou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com o tema “A tua destra, Senhor, esplendorosa de poder”, frase do livro de Êxodo.

A semana terá o seu momento central na segunda-feira, 22 de janeiro, com a vigília de oração ecumênica, junto com anglicanos, evangélicos, ortodoxos e membros das igrejas orientais.

Antes do início da liturgia, haverá uma procissão pelo centro histórico de Roma, começará na Praça Espanha e terminará na basílica de Sant'Andrea delle Fratte. Nesse templo, Dom Gianrico Ruzza, Bispo Auxiliar da Diocese de Roma, presidirá a oração com os representantes das diferentes confissões cristãs.

Diferentes realidades eclesiais da Diocese de Roma participarão das numerosas iniciativas pela unidade dos cristãos que têm como objetivo sensibilizar os fiéis sobre a importância do ecumenismo.

Por exemplo, o Centro Eucarístico da Basílica de Santa Maria in na Via Lata, junto com o Centro de Cultura Mariana, celebrará várias Missas segundo o Rito católico oriental, com a participação dos Colégios Pontifícios de Roma.

Em concreto, essas Missas serão celebradas pelo rito armênio, maronita, bizantino, ucraniano, grego e etíope.

No domingo, 21, Dom Angelo de Donatis, Vigário do Santo Padre na Diocese de Roma, celebrará a Missa pelo rito romano.

Do mesmo modo, diferentes paróquias, comunidades e centros católicos da cidade e da Diocese de Roma acolherão conferências, dias de reflexão, de diálogo e de oração ecumênica.

O Santo Padre concluirá a semana de oração na quinta-feira, 25 de janeiro, com a celebração das segundas Vésperas na Basílica de São Paulo Extramuros.

Confira também: