Após celebrar na manhã de ontem a Missa em Iquique, Chile, o Papa Francisco recebeu Héctor Marín Rossel, um chileno cujo irmão foi vítima da ditadura do general Augusto Pinochet.

Segundo informou a agência Efe, Rossel tinha 17 anos quando seu irmão Jorge, de 19, foi levado pelos militares no dia 28 de setembro de 1973 para o centro de regimento de Telecomunicação N.6 Tarapacá de Iquique, onde faleceu no mesmo dia.

A reunião do Papa com Rossel aconteceu na Casa de Retiros do Santuário de Nossa Senhora das Lourdes. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, afirmou que Rossel entregou uma carta ao Pontífice.

O chileno indicou que na missiva conta ao Santo Padre “sobre nossa luta com familiares para encontrar nossos detidos desaparecidos. Também lhe peço que faça um chamado às forças armadas e ao governo do Chile para colaborar nesta cruzada humanitária que nos permitirá ter a paz espiritual de que tanto necessitamos”.

“Disse-lhe ainda que agradecia à Igreja do Chile por seu grande trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos”, acrescentou.

Héctor Marín Rossel também é presidente do Grupo de Familiares de Executados Políticos e Detidos Desaparecidos de Iquique e Pisagua (AFEPI), instituição que representa as vítimas da repressão na década de 1970.

Confira também: