Diversas atividades foram realizadas no Chile para preparar o coração e receber o Papa Francisco, entre elas a um coro cantado por nove mil voluntários para mostrar seu entusiasmo pela chegada do Pontífice.

O chamado cânone, coro a três vozes foi realizado em 13 de janeiro no centro de eventos Movistar. O animador disse: “Olá, Papa Francisco, o saudamos de Santiago. Estamos esperando você e queremos dar-lhe um presente e também vamos desafiar os amigos do Peru a superar este recorde”.

Logo depois, escutou-se o cânone que recitava a seguinte letra com sotaque argentino: “Che Francisco, Che Francisco; escuta, escuta; todo o Chile espera, paz e esperança; chega já, chega já”.

O cânone, que busca superar o recorde guinnes e desafiou o Peru a realizar algo semelhante a este, concluiu com um grande aplauso.

O coro foi realizado durante a última jornada de preparação dos voluntários papais em Santiago, que também participaram de confissões e uma Missa de envio presidida pelo Arcebispo de Santiago, Cardeal Ricardo Ezzati.

“Vocês quiseram ser voluntários do Santo Padre, da mensagem que ele nos traz, que é a paz de Jesus. Por isso, vocês são voluntários da paz de Jesus”, disse o Cardeal Ezzati no início da celebração.

No dia 12 de janeiro, “vimos algumas bombas em cinco comunidades cristãs. Mas o que vimos hoje é muito mais forte”, acrescentou o Cardeal, referindo-se aos ataques incendiários e outras tentativas de incêndio em cinco templos da capital.

No norte do Chile, centenas de voluntários se reuniram no Ginásio da Universidade Arturo Prat, em Iquique, para celebrar com alegria este momentos de preparação.

Do mesmo modo, estiveram reunidos na tarde de ontem em Temuco, no sul do país, centenas de voluntários que participaram da Missa de envio na capela do Colégio La Salle.

Outro preparativo para receber o Pontífice foi a iniciativa da Diocese de San Bernardo, que junto com o município colocou uma fita com cores papais, branca e amarela, na subida oriental da colina Chena.

A fita mede 300 metros de comprimento e 8 de largura e pode ser vista pelos pedestres e motoristas de diferentes pontos do local.

Além disso, na Diocese de Rancagua, a Escola Especial ‘Fray Ave Maria’ preparou o lugar com atividades como coreografia, trabalhos manuais, orações, vídeos da biografia do Papa Francisco, canções, entre outras.

Os alunos deste colégio, pertencente à Obra Don Orione, têm algum tipo de deficiência, física, sensorial ou intelectual, mas não lhes impede de entrar em sintonia com este grande evento eclesial.

O Santo Padre chegou ontem à noite ao Chile.

Mais em

Confira também: