O grupo municipal de Esquerda Unida (IU) da Prefeitura do Oviedo pediu ao prefeito e ao próprio Pleno que o dinheiro destinado a uma estátua do Papa João Paulo II passe a financiar a reabilitação do bairro asturiano do Ventanielles, com a renovação de calçadas, ruas e lixeiras.

Os vereadores apresentaram a proposta, acompanhada de argumentos sarcásticos contra a Igreja e a religião, na reunião do Plenário municipal reunido nessa segunda-feira, em uma convocatória extraordinária, para aprovar uma modificação do orçamento para 2005.

Entre as atuações que requerem novas partidas orçamentárias figura a escultura do defunto Pontífice, que se prevê colocar no parque de Ferreros e cujo custo se estima em 100 mil euros.

Em sua moção, o grupo edil esquerdista manifestou “não entender o giro eclesiástico que parece estar adotando nos últimos tempos o Consistório”, perguntando-se, além disso, que se isso se deve a que, “fartos de pedir financiamento à instituições do Estado, decidiram dirigir-se às mais altas instituições. Tão grave é a situação econômica que precisamos ir a instâncias extraterrenais pedindo ajuda?”.

Caso isolado

Entretanto, a proposta da IU parece ser apenas uma estranha exceção à tendência generalizada entre as prefeituras espanholas de dedicar um espaço público em honra do Papa que visitou a Espanha em cinco ocasiões.

Numerosas são as prefeituras que dedicaram, têm proposto ou ao menos decidiram estudar a dedicação a João Paulo II de algum espaço público, como uma rua, praça, jardim ou prédio, com seu nome.

Aos municípios de Madri, Vigo, Valladolid, Rubi, As Palmas de Grande Canaria, Sabadell, Badalona, Cartagena, Castelldefels, El Masnou, Molins do Rei, Sitges, Vic e Vila-seca, somaram-se recentemente à iniciativa os do Alcalá de Henares, Alcobendas e Móstoles.