O Arcebispo do Toledo e Primado da Espanha, Dom Antonio Cañizares Llovera, pediu a intercessão da Virgem María pelos legisladores “para que não aprovem legislações injustas contrárias à verdade da família”, diante da iminente votação no Congresso dos Deputados, no próximo 30 de junho, da reforma do Código Civil que sancionaria o “matrimônio” homossexual e a adoção de menores por estes casais.

“Nestes momentos em que a família está sendo tão acossada e tão sujeita a ataques de todo tipo que a ameaça, a destrói ou desfigura”, imploro à Virgem María para que as defenda e proteja e dê luz e verdade aos legisladores para que não aprovem legislações injustas contrárias à verdade da família, assentada sempre sobre o único e sólido fundamento do matrimônio, comunhão de um homem e uma mulher”, disse o vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola.

Durante a Missa com motivo da Jornada Diocesana que acolheu a capital regional, em que se consagrou a arquidiocese a Virgem María pelo 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Concepção, o Arcebispo pediu a quão virgem cuidasse “dos meninos; que tenham um pai e uma mãe como é o intuito de Deus; que se supere este inverno demográfico que padece Ocidente”.

Do mesmo modo, Dom Cañizares Llovera invocou a intercessão da Mãe de Deus pelo uso que faz a sociedade dos “instrumentos de potência inaudita” que lhe oferece a ciência e que “pode usá-los para o bem dentro do marco da lei moral, ou ceder ao orgulho míope de uma ciência que não aceita limites chegando inclusive a pisotear o respeito devido a cada ser humano desde que é concebido”.

Por último, o Prelado assegurou que a humanidade está em uma “encruzilhada” mas a salvação está só em Deus. Por isso, rezou pelos que vivem em solidão, com enfermidades próprias de nosso tempo, pelos inocentes não nascidos e pelos filhos que sofrem a separação de seus pais.