Organizadores do 18-J convocaram a nova concentração, esta vez na central Porta do Sol em Madri, nessa quinta-feira 30 para exigir “a retirada imediata do projeto de lei anti-família e 5 minutos da apertada agenda de Zapatero”. Do mesmo modo, no29, o Foro Espanhol da Família (FEF) apresentará na Junta Eleitoral Central "mais de um milhão de assinaturas" para a Iniciativa Legislativa Popular contra a reforma legislativa que equipara as uniões homossexuais ao matrimônio.

Tanto o FEF como a plataforma Hazteoir.org convocaram “a todas as famílias espanholas a uma concentração legal e pacífica” contra a lei do “matrimônio” homossexual o mesmo dia de sua votação no Congresso dos Deputados, depois de que o Senado a vetasse a semana passada. Ambas as associações manifestaram esperar “milhares de pessoas”.

Com esta nova manifestação a realizar-se às 14h, as famílias voltarão nas ruas em defesa dos nossos direitos”, expressaram desde o Hazteoir.org. Do mesmo modo, anunciaram que na concentração se poderá assistir à representação teatral “O enterro da família”.

Com esta convocatória, as famílias cumprem com a advertência que a semana passada lançou o vice-presidente do FEF, Benigno Branco, respeito a novas mobilizações se o presidente do Executivo, José Luis Rodríguez Zapatero, não os recebia antes do dia 30, data em que a Câmara Baixa poderia aprovar de forma definitiva a reforma do Código Civil.

Um milhão de assinaturas

Do mesmo modo, o FEF anunciou que nessa quarta-feira ao meio-dia apresentará na Junta Eleitoral Central mais de um milhão de assinaturas recolhidas para a ILP desde finais do ano passado contra este projeto do Governo.

Esta entrega de assinaturas será a segunda, depois de que em abril passado o Foro apresentasse ante o mesmo órgão eleitoral as primeiras 500 mil respaldando a ILP.