Em sua mensagem pelo Ano Novo de 2018, o Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa Savino, e seus quatro bispos auxiliares, incentivaram a realização de eleições confiáveis e transparentes para resolver a grave crise que afeta o país.

No texto, que será lido nas paróquias de Caracas no sábado, 6 de janeiro, e domingo, 7 de janeiro, os prelados recordam que “o ano de 2017 foi muito trágico para a Venezuela, marcado pela violência política com o saldo terrível de mais de 120 pessoas assassinadas em ataques a manifestações do povo”.

Após rechaçar a violência, “venha de onde for”, e de incentivar a defesa pacífica dos direitos de todos, o texto assinala que, “para resolver esta situação, que tem sua raiz no problema político, é preciso que se realizem as eleições presidenciais previstas na Constituição. Mas, para isso, é necessário que se garantam as condições justas e razoáveis para eleições confiáveis e transparentes”.

O Cardeal e seus bispos auxiliares reiteram seu pedido para libertar “os presos por atos relacionados à atividades políticas. Estamos satisfeitos que já tenham sido dados passos positivos nesse sentido”.

Diante da grave escassez de alimentos, os prelados exortam à solidariedade, com ações concretas, como “as ‘panelas’ comunitárias, e com tudo o que possa aliviar a tragédia dos pobres, especialmente das crianças desnutridas”.

Do mesmo modo, a mensagem recorda que, “movidos por nossa fé e cheios de esperança, apesar de tantas dificuldades, começamos este novo ano de 2018 com sentimentos de confiança em Deus e esperançosos por um mundo mais feliz para nós, nossas famílias e nossa querida Venezuela”.

“Para alcançá-lo, recordemos que Deus concede a felicidade somente àqueles que escutam sua palavra e a cumprem”, prosseguem.

“Peçamos a Deus que nos ajude a ir pelo único caminho para a felicidade, o caminho de Jesus, que nos ensina nossa santa religião católica”, exortam.

Para chegar à felicidade, indicam na mensagem, “façamos o propósito de ter uma vida religiosa, aproximando-nos do Senhor, especialmente, celebrando aos domingos sua gloriosa ressurreição na Santa Eucaristia e vivendo uma vida de maior proximidade com Deus, única fonte da verdadeira felicidade”.

Ao concluir a mensagem, os bispos pedem ao Senhor para os líderes políticos, “tanto do governo como da oposição, a luz da força para atuar em favor do bem comum, com espírito verdadeiramente patriótico, para resolver os problemas pendentes”.

Confira também: