Os resultados de uma recente pesquisa em que se relacionava medicina e religião mostraram que a maioria de doutores no EUA acredita em Deus e em uma vida além da morte.

Conforme informa NewsMax.com, na pesquisa realizada entre mil e 44 doutores em todo o país, 76 por cento de médicos afirmou acreditar em Deus, 59 por cento disse acreditar em algum tipo de vida depois da morte e 55 por cento indicou que suas crenças religiosas influem na prática de sua profissão. "Surpreendeu-nos saber que os médicos são pessoas religiosas”, declarou o Dr. Farr Curlin, investigador do Centro de Ética Médica Mac Lean da University of Chicago.

"Existe uma idéia culturalmente arraigada de que a ciência está brigada com a religião” e os estudos prévios que conhecíamos mostravam que aproximadamente a metade de cientistas acreditava em Deus, indicou Curlin.

Para o investigador, a diferença entre os cientistas e os médicos radicaria em que, enquanto os primeiros trabalham em instalações de laboratório, os segundos entram em contato direto com os pacientes em situações de vida ou morte.

O estudo, apoiado em um questionário de perguntas e respostas de 2003, aparecerá na seguinte edição do Journal of General Internal Medicine, enquanto que os assinantes via Internet já o receberam a inícios deste mês.