O Núncio Apostólico no Peru, Dom Nicola Girasoli, explicou que a grave crise política que se vive no país não afeta a visita que o Papa Francisco fará entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2018.

Em entrevista concedida a EWTN Noticias, o Prelado disse que a situação política no Peru “é um contexto muito difícil, mas que não afeta a visita do Papa, que é uma visita pastoral. Esperemos que se possa encontrar, logo, no país, uma solução de unidade, para que o país possa estar melhor preparado para receber o Papa”.

O Pero enfrenta uma de suas crises políticas mais graves, depois que, no último dia 15 de dezembro, o Congresso aprovou um pedido de vacância por permanente incapacidade moral do presidente Pedro Pablo Kuczynski, pelos vínculos de suas empresas com a construtora brasileira Odebrecht, quando era ministro durante o governo de ex-presidente Alejandro Toledo.

Este processo de vacância começou nesta quinta-feira, 21 de dezembro no Congresso, de ampla maioria opositora. Para sua aprovação, são necessários 87 votos dos 130 legisladores.

O Núncio sublinhou que diante desta situação, “um clima de unidade favoreceria também a que os cidadãos possam viver a serenidade para receber o Santo Padre”.

Em diálogo com os jornalistas, o Cardeal explicou que a situação política do país “não tem nada a ver. O Papa virá de qualquer maneira para trazer paz, unidade e carinho. Tenho certeza de uma estará aqui em 18 (de janeiro). Espero que no dia 18 estejamos todos em paz”.

“Peçamos a Deus que abençoe o país para que esta crise se resolva relativamente logo. Não façamos uma tragédia. Acredito que toda democracia possa passar por momentos difíceis e as instituições, se são saudáveis, sabem reagir”, ressaltou.

O Cardeal fez estas declarações no dia 17 dezembro, na graduação da promoção “Papa Francisco 2017”, do Instituto Trentino João Paulo II, de Manchay, uma região de escassos recursos em Lima.

Os preparativos

Durante a entrevista a EWTN Noticias, Dom Girasoli destacou que “o povo peruano está se preparando com o coração aberto para receber nosso queridíssimo Papa Francisco. Os preparativos estão muito bem, estruturais, referentes aos lugares onde o Papa estará: Puerto Maldonado, Trujillo e Lima”.

“Há também uma grande preparação dos corações. Vemos que o povo peruano gosta muito do Papa e será um encontro muito importante, que fará bem ao país, a todos”.

O Núncio no Peru ressaltou que “devemos nos preparar com a fé, porque nosso querido Papa vem para confirmar todos na fé. Cada um deve se preparar com muita esperança, para precisamos dela. Essa esperança pode ser forte se realizamos um caminho de unidade, um caminho de solidariedade e um caminho de perdão”.

O Arcebispo também se referiu ao livro que escreveu sobre o Santo Padre, intitulado “La Iglesia de lo essencial” (A Igreja do essencial), ao qual considerou “uma humilde contribuição”, escrito a partir de suas memórias quando serviu na Nunciatura Apostólica na Argentina, entre os anos de 2000 e 2006, quando o então Cardeal Bergoglio era Arcebispo de Buenos Aires.

“Neste livro, que tem um conteúdo espiritual, faço o Papa Francisco falar através do Cardeal Bergoglio. Acredito que o magistério de nosso querido Papa Francisco é a continuação, como a luz do dia que leva à plenitude o amanhecer, do ministério pastoral que já havia anunciado em Buenos Aires”, afirmou.

Finalmente, o Núncio comentou que seu livro “é uma contribuição que quer preparar, sobretudo, os corações dos sacerdotes, dos religiosos e dos leigos, para compreender um pouco melhor o que é o ministério de nosso Papa Francisco, que nos convida a sair, em uma saída missionária, indo ao essencial”.

Confira também: