O Papa Francisco enviou um telegrama ao Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, para expressar suas condolências pela morte do Cardeal Bernard Law, Arcebispo emérito de Boston (Estados Unidos), na manhã da última quarta-feira.

“Desejo expressar ao Colégio Cardinalício meus pêsames. Elevo orações de sufrágio para que o Senhor, Deus rico em misericórdia, o acolha na paz eterna, envio a Bênção apostólica a todos aqueles que sofrem pela morte do Cardeal Law e confio a sua alma à intercessão materna da Virgem Maria Salus Populi Romani”, manifestou Francisco.

Por sua parte, o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Cardeal Daniel N. DiNardo, confiou a alma do Cardeal Law à misericórdia de Cristo”.

O Cardeal Law foi Arcebispo de Boston entre 1984 e 2002, ano em que renunciou depois que foi divulgado que havia escondido casos de abuso sexual e que ele não interviu para expulsar os sacerdotes acusados do ministério sacerdotal. “É minha oração fervorosa que essa ação possa ajudar a Arquidiocese de Boston a sentir a cura, a reconciliação e a unidade que precisa tão desesperadamente”, escreveu naquela época.

O Cardeal DiNardo expressou suas condolências e manifestou suas orações pela família e amigos do purpurado, informou a USCCB.

Do mesmo modo, disse que, “neste momento, especialmente, mantemos próximos em nossa oração os corajosos sobreviventes do abuso sexual”, pois “o seu testemunho levaria a uma resposta integral da Igreja nos Estados Unidos a fim de proteger e curar as feridas profundas do abuso. Rezo para que encontrem fortaleza e paz na misericórdia de Cristo”.

Em junho de 2002, a USCCB aprovou a Carta para a Proteção de Crianças e jovens, conhecida como a “Carta de Dallas”, que estabeleceu procedimentos e políticas para lidar com as acusações de abuso sexual na Igreja e para promover “ambientes seguros” para crianças e outras pessoas vulneráveis.

A Santa Sé informou que hoje, às 15h30, acontecerão as exéquias do Cardeal Law, no altar da Catedral da Basílica Vaticana.

A Liturgia será celebrada pelo Cardeal Sodano, junto com os outros cardeais e bispos.

No final da Missa, o Papa Francisco presidirá o rito da Ultima Commendatio e da Valedictio.

Confira também: