Depois que o Papa João Paulo II destacou durante o Ângelus do domingo a importância da visita do Patriarca Bartolomeu I, máxima autoridade da Igreja  Ortodoxa grega, a Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer hoje o programa da delegação de Constantinopla para comemorar o encontro entre Paulo VI e o Patriarca Atenágoras I.

O Patriarca -que já realizou uma visita ao Papa João Paulo II em 1995-, e seu séquito chegaram a Roma nesta segunda-feira e foram pelo Cardeal  Walter Kasper, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Arcebispo Leonardo Sandri, substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Durante sua estância em Roma, até 2 de julho, residirão na Casa Santa Marta, no Vaticano.

Em 29 de junho pela manhã –Solenidade de São Pedro e São Paulo-, o Patriarca se encontrará com o Papa no Palácio Apostólico Vaticano. Durante a reunião está previsto um intercâmbio de discursos e de presentes e a assinatura de uma Declaração Comum. Em seguida, Bartolomeu verá o Cardeal Secretário de Estado, Ângelo Sodano e visitará a basílica vaticana. Ali rezará no Altar da Cátedra e na tumba do Papa Paulo VI, que se encontra nas grutas.

À tarde participará da celebração eucarística na Praça de São Pedro, presidida pelo Santo Padre na Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos.

Em 30 de junho terão lugar as tradicionais conversações bilaterais entre a Santa Sé e O Fanar, previstas para  a ocasião do intercâmbio de delegações nas festas patronais das duas sedes, Santo André em novembro e São Pedro e São Paulo em junho.

Nesse mesma tarde, o Patriarca receberá uma condecoração da Cidade de Roma e depois será acolhido pela Comunidade de Santo Egídio na Igreja intitulada a seu padroeiro, São Bartolomeu.

Segundo a nota, o Arcebispo metropolitano dos greco-ortodoxos na Itália para Europa Meridional do Trono ecumênico, Sua Excelência Gennadios, pediu a Bartolomeu I que presidisse a inauguração –em 1 de julho- do uso litúrgico da Igreja de São Teodoro eno Palatino, que o cardeal Camillo Ruini, vigário geral para a diocese de Roma, confiou por desejo expresso do Papa, à comunidade greco-ortodoxa de Roma para suas celebrações litúrgicas e para a pastoral.

O Patriarca se encontrará novamente com  João Paulo II durante um almoço fraterno no Palácio Apostólico, em que também participarão os membros do séquito.

Em 2 de julho ao meio dia, Bartolomeu I deixará Roma de volta a Constantinopla.