O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 20 de dezembro, Dom Sebastião Lima Duarte como novo Bispo da Diocese de Caxias do Maranhão (MA), transferindo-o da Diocese de Viana, no mesmo estado.

A sede episcopal de Caxias do Maranhão estava vacante desde abril deste ano, quando o então Bispo, Dom Vilson Basso, foi transferido para a Diocese de Imperatriz (MA).

O novo Bispo, Dom Sebastião Lima Duarte, é natural de Carutapera (MA), onde nasceu em 3 de abril de 1964.

Estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (1985-1991) e depois foi para Roma, onde estudou Patrística no Instituto Patrístico Augustinianum (1995-1998).

Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1991 e incardinado na Diocese de Zé Doca (MA), onde serviu como pároco, administrador diocesano, coordenado diocesano de pastoral, reitor do Seminário Maior, coordenador da Pastoral de Liturgia, professor de Patrística e História da Igreja Antiga no Instituto Superior do Maranhão e vigário geral.

No dia 7 de julho de 2010, foi nomeado Bispo de Viana e recebeu a ordenação episcopal em 18 de setembro do mesmo anos, tendo como lema episcopal “Fiat voluntas tua”.