O Arcebispo de Ottawa, Dom Marcel Gervais, reiterou que a Igreja acredita que só Deus pode decidir quando terminar com a vida de uma pessoa e pediu aos católicos opor-se à eutanásia.

Segundo o jornal Ottawa Sun, Dom Gervais advertiu que “os mensageiros da morte estão ao redor de nós” e antecipou que o assunto da eutanásia estará sobre o pano na diocese durante os meses vindouros.

“Os católicos da diocese têm a responsabilidade de opinar abertamente sobre a proteção da vida desde sua concepção até sua morte natural”, afirmou Dom Patrick Powers, vigário geral do Dom Gervais.

"Respiramos aos católicos a expressar seus sentimentos. Temos a obrigação de defender o que acreditam, nos fazer escutar”, manifestou.

Dom Powers também pôs como exemplo o trabalho das Irmãs da Caridade do Centro Elizabeth Bruyere, que permitem aos moribundos viver seus últimos dias com dignidade.

Do mesmo modo, um membro do Arcebispado está trabalhando com um médico especialista em medicina paliativa em um programa chamado Em defesa da Vida, que se iniciou como resultado da luta da Conferência Católica do Massachussets contra uma lei de suicídio assistido.