Um incêndio destruiu uma igreja da Diocese de Viana do Castelo, em Portugal, na madrugada de segunda-feira, 18 de dezembro, e o Bispo local pediu a “ajuda fraterna” de todos para a reconstrução do templo.

“Ardeu a Igreja Paroquial de Lavradas, no Arciprestado de Ponte da Barca, precisamente durante a primeira noite da semana anterior à noite de Natal”, assinalou um comunicado publicado pela Diocese de Viana do Castelo em sua página no Facebook.

Diante do ocorrido, a Diocese ressaltou que esta é “uma providencial ocasião para vivermos mais autenticamente o Natal de Jesus Cristo, também Ele nascido num lugar não destruído, mas miserável”.

O incêndio teve início por volta das 5h do dia 18 de dezembro e logo foram chamados os bombeiros. Porém, quando chegaram, o templo já tinha sido completamente destruído, tendo sido preservada apenas a área da sacristia.

O pároco, Padre Filipe Sá, declarou à agência Lusa que “não houve nada a fazer”.

A Polícia Judiciária foi acionada e está investigando as causas do incêndio.

Em sua mensagem, o Bispo de Viana do Castelo, Dom Anacleto Oliveira, recorda que a Paróquia de Lavradas é “uma comunidade paroquial irmã de todas as Paróquias da Diocese” e que, “neste momento, precisa da ajuda fraterna dos cristãos e de todas as outras pessoas”.

“Mostremos, nesta hora – exorta –, como diocesanos de Viana do Castelo, que estamos unidos a Jesus Cristo e, através d’Ele, a todas as pessoas que fazem parte desta comunidade e que atravessam um momento difícil”.

“Façamo-lo através da comunhão que nos une como cristãos da mesma Diocese e como cidadãos do mesmo país”, acrescenta.

Para colaborar com a Paróquia de Lavradas, Dom Anacleto sugeriu que as ofertas “recolhidas em todas as Paróquias da Diocese, nas Eucaristias de Natal, por altura da veneração da imagem do Menino-Jesus, sejam canalizadas para as obras de recuperação do templo”.

“Estas esmolas devem ser entregues diretamente ao Pároco ou depositadas na conta da Fábrica da Igreja Paroquial de Lavradas, cujo IBAN é o seguinte: PT50003506330000752643119”, informa.

Com a igreja paroquial destruída, a comunidade local passou a celebrar a Missa na sede da Junta de Freguesia e da Associação Lavradas.

Por sua vez, a autarquia de Ponte da Barca vai realizar uma análise técnica da fachada e das paredes laterais do templo, para verificar a melhor forma de realizar os trabalhos de reabilitação.

Confira também: