Durante a festa de Santo Tomas Moro, o Bispo Auxiliar do México, Dom Jonás Guerrero Corona, exortou aos políticos a cultivar valores morais para desterrar a “cultura da corrupção que afeta nossa pátria”.

O Prelado convidou aos funcionários públicos a imitar a vida do santo, considerado o patrono dos políticos, e que se esforçou por ser coerente com sua fé e mostrar em toda circunstância a virtude da probidade.

Dom Guerreiro explicou que ser probo é viver em honradez, integridade e retidão. Reconheceu que a política é complexa, mas assinalou que aqueles que escolhem a administração do público devem cultivar esta virtude para não ceder à corrupção. “Precisamos cultivar valores diante da corrupção que minou as instituições, que tem quebrado as estruturas que sustentam nossa já debilitada sociedade mexicana”, acrescentou.

O Bispo Auxiliar afirmou que o país requer de dirigentes virtuosos, dispostos a correr riscos por um bem maior. Assinalou que a fortaleza de virtude é própria de quem vive ideais.

Entretanto, disse que uma sociedade laicista ou branda é um obstáculo para cultivar valores. Indicou que isso é o princípio da corrupção.

“Não poderia prosperar um governo honesto em uma sociedade corrupta; e a honestidade no atuar privado augura uma melhor qualidade de vida”, afirmou. Dom Guerreiro advertiu que um país que cai neste flagelo só pode produzir “um homem post-moderno irresponsável e cínico”.