Com o tema central "A família na sociedade contemporânea" a  Universidade Católica do Salvador (Ucsal), cria um curso de mestrado em Ciências da Família,  direcionado para graduados em ciências humanas, como psicólogos, assistentes sociais, teólogos, advogados e sociólogos.

O curso, pioneiro no Brasil, terá duas linhas de pesquisa: família e sociedade e família e subjetividade. O coordenador do mestrado em ciências da família, o sociólogo e bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador,  Dom João Carlos Petrini, diz que o curso de pós-graduação strictu senso focado em família é pioneiro no país, e terá caráter multidisciplinar. "A família será observada sob diversos pontos de vista, da teologia, antropologia, psicologia e filosofia, por exemplo.

O primeiro ano será direcionado para as disciplinas e o segundo ano será focado nas pesquisas. Os profissionais poderão ensinar ou trabalhar com pesquisas na área", comenta ele, ressaltando que o mestrado já foi aprovado pelo Ministério da Educação (Capes/MEC). "Vamos trabalhar temas atuais, como a questão da constituição e da ruptura do vínculo familiar, e produzir conhecimento científico a respeito da família", acrescenta.

Dom Petrini diz que o mestrado busca consolidar as pesquisas com foco na família, que já vem sendo trabalhado há diversos anos na Universidade. "Pesquisas de opinião mostram que, no Brasil, a maioria da população considera a família como a realidade mais estimada. Por outro lado, o governo brasileiro, acompanhando uma tendência forte em todos os países mais desenvolvidos, começou a implementar políticas públicas voltadas para a família. O menor, a mulher, o idoso e o desempregado não existem como pessoas isoladas, mas sempre inserido numa rede de relações familiares", declara o Bispo e sociólogo.

O curso oferece 10 vagas. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 27, na secretaria do Centro de Pesquisa e Extensão (Cepex) da Ucsal, no Rio Vermelho. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3334-1359/5748, pelo site: www.ucsal.br ou pelo e-mail: isfamilia@terra.com.br