Depois de dois incêndios no mesmo ano, a igreja Cristo Rei, localizada em Rancagua (Chile), voltou a abrir as suas portas à comunidade com uma Missa celebrada pelo Bispo local, Dom Alejandro Goic, em 26 de novembro.

O primeiro incêndio ocorreu no dia 2 de janeiro e destruiu o presbitério, a sacristia e o armazém do bazar da paroquia.

Alguns meses depois, a madrugada do dia 22 de maio, outro incêndio destruiu um armazém e um salão adjacente utilizado para a catequese.

A ação imediata dos bombeiros impediu que o fogo se espalhasse a outras instalações, como o Lar Pequeno Cottolengo, que está ao lado da paróquia e atende pessoas com deficiências mentais graves.

Desde então, a comunidade teve que celebrar as Missas ao ar livre e em outras capelas. O mesmo aconteceu com as outras atividades pastorais e sociais.

Entretanto, a comunidade não parou e trabalhou intensamente na reconstrução do templo, realizando diversas atividades para arrecadar ajuda econômica.

Esta arrecadação, somada a contribuição de algumas pessoas e dos membros da Congregação Pequena Obra da Divina Providência, conhecida como “Obra Don Orione”, permitiram a reconstrução.

Durante a cerimônia de consagração do templo, Dom Goic destacou o espírito fraterno e de colaboração da comunidade.

Em sua homilia, o Prelado explicou que essas tragédias podem ajudar a fortalecer toda a comunidade e “foi exatamente isso que aconteceu em Rancagua, desde o principio, a comunidade se uniu e trabalhou para recuperar o que haviam perdido”.

Era necessário reconstruir a sacristia, o presbitério, a cúpula, o teto e os móveis, assim “convocaram muitos paroquianos, inclusive alguns que estavam um pouco afastados”, disse o pároco de Cristo Rei, Pe. Giacomo Valenza.

“Os sacerdotes da congregação Orionista também apoiaram o trabalho de reconstrução, porque o mais importante e, assim entendemos na congregação, era que a paróquia voltasse a funcionar rapidamente”, acrescentou.

Na cerimônia, estiveram presentes o Pe. Felipe Valenzuela, Superior regional da congregação, outros sacerdotes e moradores do Lar Pequeno Cottolengo.

Confira também: