Na sua primeira visita a um Estado, esta vez a Itália, o Papa Bento XVI pediu ao povo italiano conservar seu patrimônio cristão, proteger a família fundada no matrimônio e defender a vida humana e a educação.

No discurso que pronunciou no palácio do Quirinal ante o Presidente italiano, Carlo Azeglio Ciampi e o Primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, entre outras autoridades civis e da Santa Sé, o Papa manifestou seu desejo de que o povo italiano, “não só não renegue do patrimônio cristão que forma parte de sua história, senão que o conserve para que siga produzindo frutos dignos do passado”.

“Confio em que a Itália, sob a guia sábia e exemplar daqueles que estão chamados a governá-la, siga desenvolvendo no mundo a missão civilizadora que a caracterizou ao longo dos séculos”, disse o Santo Padre após assegurar à cidadania romana e a toda a nação italiana seu "compromisso de trabalhar com todas as forças pelo bem religioso e civil daqueles que o Senhor confiou a meu cuidado pastoral".

Na oitava visita de um Papa à residência dos presidentes da República Italiana desde a assinatura dos Pactos Lateranense em 1929, o Pontífice assinalou que “em virtude de sua história e de sua cultura, Itália pode oferecer uma contribuição muito válida, em particular na Europa, ajudando-a a voltar a descobrir aquelas raízes cristãs que a fizeram grande no passado e que podem favorecer ainda hoje a unidade profunda do continente".

Família, vida humana e educação

Continuando, o Papa assinalou que entre as numerosas preocupações do início de seu  pontificado, que "têm que interessar também aos responsáveis pela administração pública", incluem-se "o problema da proteção da família fundada no matrimônio, como é reconhecida pela Constituição italiana, o da defesa da vida humana (...) e o da educação".

A Igreja, sublinhou, "vê na família um valor muito importante que deve ser defendido de todo ataque que queira minar a solidez e pôr em discussão sua mesma existência. Na vida humana, a Igreja reconhece um bem primário, pressuposto de todos os outros bens".

No concernente à escola, o Santo Padre sublinhou sua função de ampliar a tarefa formativa da família. "Respeitando a competência do Estado –acrescentou– de ditar as normas gerais da instrução, espero que se respeite concretamente o direito dos pais a escolher livremente a educação, sem ter que suportar gravames ulteriores. Confio em que os legisladores italianos –terminou– dêem soluções 'humanas' aos problemas agora recordados, que respeitem os valores invioláveis que estes comportam".

Com esta visita ao Quirinal, Bento XVI correspondeu à visita do Presidente Ciampi ao Vaticano, no 3 de maio.

No ato também estiveram presentes os anteriores presidentes da Itália, Francesco Cossiga e Oscar Luigi Scalfaro, os Presidentes da Câmara de Deputados e do Senado. Entre os representantes vaticanos se encontrava o Secretário de estado, Cardeal Angelo Sodano.