Sob o lema “Não mais estranhos: juntos na jornada de esperança”, começou a conferência entre bispos mexicanos e americanos para tratar o tema da imigração ilegal e planejar soluções que respeitem a dignidade e direitos de quem cruza a fronteira.

A jornada se realizará a porta fechada até  26 de junho e contará com a participação de representantes de organizações defensoras dos imigrantes.

O Bispo de El Paso, Dom Armando Ochoa, assinalou em um comunicado que “a realidade presente da imigração” convida à Igreja “a elaborar novas respostas aos sinais dos tempos, de forma que a dignidade humana e os direitos de nossos migrantes seja honrada e respeitada”.

Segundo o Diretor de Política de Migração e Refúgio da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, Kevin Appleby, o objetivo da reunião é construir relações solidárias “entre as diocese de ambos os lados da fronteira” e estabelecer uma estratégia uniforme “em assuntos de imigração”.

“A perspectiva da Igreja –afirmou–, é que temos um sistema de imigração quebrado no México e Estados Unidos” onde os imigrantes “estão apanhados como um tipo de peões entre ambos governos”.

O programa inclui uma participação do Arcebispo de Washington, Cardeal Theodore McCarrick, e o Secretário de Relações Exteriores do México, Luis Ernesto Derbez.

No sábado 25, o senador americano, John Cornyn, falará sobre uma possível reforma às leis sobre imigração e tráfico humano.