A Igreja de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, foi alvo de um ato de vandalismo no último domingo, 19 de novembro, após passar por sete meses de restauração, estando prestes a ser reapresentada aos fiéis.

Na madrugada de domingo, por volta das 4h, atearam fogo junto a uma estrutura de andaime que estava do lado de fora do templo, perto da escadaria. As chamas causaram um dano visível na parede do templo, que ficou com uma parte enegrecida.

O caso está sendo investigado pelas autoridades policiais e suspeita-se que tenha o fogo tenha sido ateado deliberadamente por alguém ou um grupo de pessoas.

Além da igreja, caixotes de lixos também foram queimados na mesma região entre sábado e domingo.

Em declarações ao site local ‘O Corvo’, o provedor da igreja, Giuseppe Maria Negri, confirmou que o incêndio teria sido intencional, porém, preferiu não acrescentar detalhes.

“Lamentamos, como é óbvio. O caso está entregue às autoridades. Mas não podemos dizer mais nada”, afirmou.

Fontes próximas à paróquia também informaram ao site que embora os estragos não tenham sido muito graves, será necessário limpar a pedra que ficou enegrecida.

Além disso, ressaltaram que um “esforço financeiro muito grande” tem sido feito para a restauração deste templo cujo interior é considerado território italiano.

A Igreja de Nossa Senhora do Loreto foi mandada erguer em 1518, a fim de servir aos italianos que moravam em Lisboa, e o templo foi aberto quatro anos depois, ficando sob a administração direta e proteção do Papa, agregada à Basílica de São João de Latrão (em Roma).

Em 1755, foi destruída devido a um terremoto, tendo os seus danos sido causados pelas chamas de um dos muitos incêndios que aconteceram após o sismo. Naquela época, restou apenas a sacristia.

Após esse fato, o templo passou por um projeto de reconstrução, obra que ficou concluída em 1785.

Em 1860, foram construídas as escadarias junto à porta principal, onde foi ateado o fogo no último domingo.

Confira também: