O próximo Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” será realizado entre os dias 3 e 28 de outubro de 2018, segundo anunciou a Santa Sé através de um comunicado de imprensa, no qual informou ainda que o relator geral será o brasileiro Cardeal Sérgio da Rocha.

A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos divulgou a data no final da reunião do seu XIV Conselho Ordinário, que aconteceu na Cidade do Vaticano nos dias 16 e 17 de novembro, presidida pelo Papa Francisco.

Na mesma ocasião, comunicou que o relator geral será o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Sérgio da Rocha. Além disso, o Sínodo terá como secretários especiais o jesuíta Pe. Giacomo Costa e o salesiano Pe. Rossano Sala.

Em entrevista ao site da Arquidiocese de Brasília, o Cardeal Rocha explicou que o relator geral tem a função de preparar “um longo relatório para ser apresentado no início da Assembleia Sinodal, recolhendo as contribuições enviadas na fase preparatória, que está acontecendo em toda a Igreja”.

Ao final do Sínodo, acrescentou, “o relator geral apresenta o relatório final para ser aprovado pelos participantes da Assembleia Sinodal”.

“É o Papa quem preside o Sínodo e dá a aprovação ao texto final”, assinalou, ressaltando que o relator tem uma função exigente, pois precisa “escutar todos e acolher o máximo possível as suas contribuições”.

Os trabalhos da reunião do Conselho Ordinário no Vaticano nos últimos dias 16 e 17 começaram com a intervenção do Secretário Geral, Cardeal Lorenzo Baldisseri. No discurso de saudação, o Purpurado agradeceu o Santo Padre pela sua presença e também por convocar a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que será em outubro de 2019.

O Secretário Geral deu as boas-vindas a todos os participantes da reunião e resumiu o caminho percorrido até hoje para a convocação da XV Assembleia Geral Ordinária de outubro de 2018.

Durante o seu discurso, resumiu os resultados do Documento Preparatório e do questionário divulgado através de um site dirigido especificamente aos jovens.

Depois da intervenção do Secretário Geral, foram discutidos os critérios para a elaboração do Instrumentum Laboris, com o objetivo de que possam unir nela as diferentes contribuições da fase de consulta que ainda está em vigor.

Em seguida, falaram sobre o trabalho do Seminário Internacional sobre a Juventude realizado em setembro de 2017. Além disso, publicaram as respostas do questionário do Documento Preparatório, assim como os primeiros dados estatísticos relacionados ao questionário online que permanecerá operacional até o dia 31 de dezembro de deste ano.

No programa, deram uma importância especial à data da reunião pré-sinodal dos jovens, convocada em Roma pelo Santo Padre entre os dias 19 e 24 de março de 2018.

Junto com os jovens que estarão presentes neste encontro, decidiram aumentar a participação a outros que se unirão ao evento através de redes sociais.

Finalmente, os Membros do Conselho Ordinário debateram o tema da revisão normativa do Sínodo dos Bispos. Nesse sentido, Monsenhor Fabio Fabene, Subsecretário do Sínodo dos Bispos, explicou o trabalho realizado pela Secretaria Geral e, após sua intervenção, realizou-se uma troca de opiniões.

Confira também: