O Arcebispo Emérito de La Serena, Dom Bernardino Piñera, afirmou que uma “corrente modernista, secularista e laicista” se enfurece com a Igreja e busca superdimensionar escândalos para destrui-la.

Em declarações ao jornal O Dia, o Prelado indicou que isto acontece principalmente na Europa e repercute na América Latina. Acrescentou que a imprensa “se enfurece com a Igreja Católica” publicando “coisas sem sentido nem base na realidade para desprestigiá-la”.

Depois de recordar que a Igreja está formada por homens, porém assistida por Deus, assinalou que “de mil homens, sempre há dez que falham”. Entretanto, indicou, “não parece que hoje em dia haja mais falha que as que podem ter existido sempre”, mas há um afã por “buscar sempre alguma coisa de errado”.

Sobre os casos de pedofilia, Dom Piñera disse que “terá existido algum caso” como “em todas as instituições”, mas “se sabe que nos Estados Unidos existem advogados que se fizeram milionários tirando dinheiro da Igreja” porque sabem que o pedófilo não tem dinheiro.

O Arcebispo Emérito explicou que isso é tão absurdo como querer que o Ministro de Educação pague uma multa “cada vez que um professor se comporta mau”, ou que aconteça o mesmo com o Ministro da Saúde porque “um médico abusou de uma enfermeira”.

“adverte-se há algum tempo na sociedade civil uma espécie de menor respeito e simpatia pela Igreja. Faz cinqüenta anos se respeitava, até os que não eram católicos. Hoje em dia isso se perdeu”, afirmou.

Entretanto, Dom Piñera assinalou que “a Igreja segue trabalhando” e “não se desanima por estas coisas”. Explicou que apesar das crises que experimentou ao longo de sua história, a Igreja seguiu enfrente e “esse é o mistério de Deus”.