Cristina Martínez, coordenadora do programa de atenção à saúde sexual do Instituto Catalão da Saúde (ICS) de Barcelona, reconheceu que um terço das adolescentes que usaram uma vez a “pílula do dia seguinte”, tendem a utilizá-la como método regular.

Durante um evento organizado pela Agência de Saúde Pública de Barcelona, Martínez informou que 36,5 por cento das adolescentes entre 14 e 19 anos que recorreram uma vez a este abortivo –por impedir a aninhação do óvulo fecundado-, voltam a usá-lo já não para “casos de emergência”, mas sim como substituição de algum método anticoncepcional.

A cifra aumenta a 52 por cento entre as jovens de 20 a 24 anos e a 46 por cento entre as mulheres de 25 a 29 anos de idade. Segundo as estatísticas, 1,3 por cento tomou a pílula pelo menos quatro vezes.

Embora para a funcionária a repetição não é preocupe-se, Fórum Libertas adverte em um artigo que a “pílula do dia depois” está gerando sua própria cultura de hábitos e dependências.

Como é lembrado, a Generalitat do Cataluña dispôs em outubro passado a distribuição gratuita do abortivo nos centros de saúde. Até o momento, só em Barcelona se distribuiram mais de oito mil pílulas.