Na madrugada do dia 5 de novembro, desconhecidos incendiaram uma igreja dedicada a Santo Isidro Lavrador, em Santiago del Estero, na Argentina.

Os vândalos destruíram a porta de acesso à secretaria do templo, onde jogaram água em um computador, quebraram diferentes móveis e destruíram a documentação que havia no local.

Em seguida, entraram na sacristia onde incendiaram os paramentos litúrgicos e os equipamentos de som.

A rápida advertência dos vizinhos e a ação dos bombeiros impediu que o fogo se espalhasse pelo resto do templo.

A igreja está localizada em uma zona de conflitos territoriais entre camponeses. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Forres e pelo Departamento de Segurança Cidadã 8. Até o momento, prenderam somente uma pessoa, um jovem de 17 anos, e foi descartada a intenção de roubo.

Em uma mensagem à comunidade paroquial de Santo Isidro Lavrador, o Bispo de Santiago del Estero, Dom Vicente Bokalic, e o Bispo Auxiliar, Dom Enrique Martínez Ossola, expressaram sua “profunda dor e consternação pelo incêndio”.

“Este incidente aconteceu quando estávamos longe da diocese, devido a encontros regionais e a Assembleia Plenária de todos os bispos do país. Estamos tristes por não poder estar com vocês neste momento, mas desde o princípio estamos atentos às pessoas prejudicadas e ao processo de investigação dos fatos”, manifestaram.

Os pastores agradeceram a Deus porque não houve vítimas mortais, mas mostraram-se preocupados com o esclarecimento desta “falta de respeito como os bens religiosos, que são de todos, e ofensa ao sentimento religioso do nosso Povo”.

“Rejeitamos todo ato de violência que prejudique a convivência e atenta contra a vida das pessoas. Só pedimos aos responsáveis pela nossa sociedade: que façam tudo o que for possível para esclarecer os fatos”, concluíram.

Confira também: