Uma cervejaria nos Estados Unidos criou uma cerveja em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI chamada “Beer-nedict XVI: Pint-ifex Maximus”.

A bebida foi confiada à empresa cervejeira Hightower pelo projeto social Harmonium, para um encontro que aconteceu em 26 de outubro em Ohio (Estados Unidos) entre a Sociedade de Cientistas Sociais Católicos e os membros do Centro Bento XVI da Universidade de St Mary's do Reino Unido.

Greg Whiting, um dos proprietários da cervejaria de Hightower, disse que a “Beer-nedict XVI: Pint-ifex Maximus” foi catalogada no estilo Weissbier, uma cerveja típica da região alemã da Baviera, onde o Papa Emérito nasceu.

“Nós pesquisamos muito sobre esta cerveja e a elaboramos usando a técnica alemã. Entre os ingredientes estão algumas frutas, o malte e a cevada alemã. É uma bebida muito suave e que todo o mundo pode desfrutar”, explicou Whiting em declarações ao Grupo ACI.

Apesar de não ser católico, Whiting disse que estava “contente de ser responsável por esta cerveja. É surpreendente ver o apoio e a unidade que os católicos têm entre si. Bento XVI me parece uma ótima pessoa e gostei de fazer uma cerveja em sua homenagem”.

Além disso, comentou que participou, junto com a sua esposa, da reunião com a Sociedade de Cientistas Sociais Católicos e do Centro Bento XVI e que se surpreendeu ao “ver como um sacerdote abençoou a cerveja”.

Indicou que, “embora tenhamos feito a bebida apenas para esse evento, percebemos que as pessoas gostaram muito e, futuramente, gostaríamos de começar a distribuí-la por todo o país. Junto com a minha esposa, lançamos a nossa cervejaria há aproximadamente seis meses e queremos nos estabelecer melhor”.

Whiting disse ao Grupo ACI que aqueles que desejam provar a cerveja em homenagem a Bento XVI podem visitar a cervejaria Hightower, localizada na cidade de Rayland, em Ohio. Para entrar em contato com eles, clique AQUI.

Por sua parte, Stephen Bullivant, diretor do Centro Bento XVI, disse ao ‘Catholic Herald’ que durante o encontro brindaram pelos 25 anos da Sociedade de Cientistas Sociais Católicos e pelos 90 anos do Papa Emérito.

Também disse que Bento XVI “honrou a Universidade de St. Mary's com a sua visita em 2010 e, assim como ele, gostamos de uma boa cerveja”.

Em 2016, a Universidade de St. Mary’s recebeu a aprovação da Santa Sé para que o seu centro de pesquisas de religião e ciências sociais, criado há cinco anos, recebesse o nome do Papa Emérito.

A Sociedade de Cientistas Sociais Católicos foi fundada em 1992 a fim de promover pesquisas científicas sob os parâmetros da doutrina da Igreja Católica. A sua sede está na Universidade Franciscana de Steubenville, em Ohio.

O projeto social Harmonium se dedica a revitalizar o valor cultural de Steubenville e organizou alguns eventos junto com a Universidade Franciscana de Steubenville.

Esta não é a primeira cerveja elaborada em homenagem ao Papa emérito Bento XVI. A cervejaria alemã “Weideneder Brau Vertriebs GmbH” criou uma cerveja chamada Pabstbier, que se traduz como “A Cerveja do Papa”. O rótulo diz: “Dedicada ao Grande Filho da nossa Pátria, o Papa Bento XVI”.

Confira também: