Antes de encontrar-se com o Presidente Martín Torrijos, o Arcebispo de Panamá, Dom José Dimas Cedeño, expressou seu desejo de que o diálogo nacional seja construtivo e solicitou ao Governo suspender a lei sobre Segurança Social que trouxe enfrentamentos com os sindicatos.

Em declarações à imprensa, o Prelado também pediu convidar ao Diálogo Nacional sobre as Reformas à Caixa de Seguro social, à Frente Nacional pela Defesa da Segurança Social (FRENADESSO), que se queixou de que o Governo só chamasse sindicatos individuais e não ao grêmio em seu conjunto.

A crise da Segurança Social se desatou quando se elevou a idade de aposentadoria dos trabalhadores e se estabeleceram novas regras sobre a cota operário-patrão e sobre os anos de cotação necessários para aposentar-se, entre outras medidas. Depois da promulgação da lei, o FRENADESSO iniciou uma greve em 27 de maio.

O Arcebispo de Panamá também pediu que a participação dos bispos “não seja meramente passiva, nem de observadores”, assim como a criação de um ambiente propício que permita sair da crise com soluções consensuadas.