C rianças do Colégio Divino Salvador, em Jundiaí, interior de São Paulo,  tiveram uma supresa há algumas semanas, quando receberam uma carta remetida diretamente do Vaticano.

Os alunos, que têm entre  5 e 6 anos da classe Pré III "C" do colegio católico, receberam o ofício reconhecido pelo papa Bento XVI, em retribuição aos votos de boas-vindas manifestados pelos pequenos estudantes tão logo o atual Santo Padre assumiu o posto.

A idéia nasceu na própria sala de aula, depois que a professora Sônia Regina Cérgoli Balles falou sobre o conclave, explicando a importância da transição do pontificado. "No dia-a-dia procuramos enfocar temas atuais, incentivando as crianças para que elas tenham uma noção do que acontece no mundo. Depois, elas transmitem o que aprenderam, através de palavras e desenhos", explica.

Ao assistirem juntos na sala de aula ao processo de escolha do Sumo Pontífice, as crianças se propuseram a enviar uma mensagem ao novo Papa eleito. "No dia em que Bento XVI foi eleito, nos reunimos na capela do colégio para fazer uma oração. Aí começamos a reunir ilustrações e frases escolhidas pelos alunos", conta.

A professora, que já morou na Alemanha, traduziu o texto para o alemão e endereçou ao Papa. O trabalho contou com o  apoio do vice-diretor, Padre Charles, que pesquisou o endereço correto do destinatário. "Tivemos a certeza de que passou pelas mãos do papa. Essa resposta é a prova", comemora a professora.

Marina Mancini, de 5 anos, ficou empolgada com o resultado. "Fiquei muito feliz. Eu desenhei o Papa no céu e rezei bastante", lembra. Já o aluno Pedro Francisco Mazzo diz que desejou paz ao mundo com um desenho de Bento XVI. "Pintei ele rezando."

Carta de número sete

A carta resposta vinda do Vaticano, datada do dia 27 de maio de 2005, chegou à escola com o carimbo do número sete, no início do texto escrito em português. "Significa que foi a sétima carta do novo papado, transcrita para a nossa língua. Com certeza, uma das primeiras vindas para o Brasil", desvenda o coordenador do colégio, Washington Simões.