Em declarações à imprensa, o Bispo de São Cristóbal de las Casas em Chiapas, Dom. Felipe Arizmendi, pediu ao Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) e ao Governo evitar qualquer ação bélica depois do "alerta vermelho" proclamado pelos zapatistas.

Dom. Arizmendi declarou que sua diocese está em "alerta pastoral" para atender à população em caso de qualquer incidente e reiterou seu compromisso de "optar pelos pobres e os que mais sofrem, manter-se atentos e estar perto das comunidades para lhes ajudar a superar possíveis divisões e enfrentamentos e se for necessário, oferecer ajuda humanitária".

Segundo o Bispo, o "alerta vermelho" zapatista poderia estar relacionado com o próximo processo eleitoral no qual "eles também querem de alguma forma fazer presente sua voz".

Indicou que o anúncio zapatista "está gerando incerteza nas comunidades", entretanto não houveram mobilizações "fora do normal" da população.

O Prelado pediu ao Exército mexicano "que colabore com a construção da paz, evitando todo tipo de ações que possam fomentar um clima de confronto entre mexicanos".

"Seguimos fazendo um chamado também às comunidades para que procurem manter a calma e estar sempre unidos dentro da pluralidade de opções, de organizações, de partidos, de grupos que há. Mas que todos desterremos definitivamente já a ameaça das armas, porque com isso ninguém está de acordo", indicou.