O Papa Bento XVI confirmou a intenção do Papa João Paulo II de organizar uma Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos com o objetivo de "servir ao crescimento da Igreja no continente e à promoção da reconciliação e da paz".

Terminada a catequese da audiência geral, o Santo Padre cumprimentou os fiéis em diversas línguas, entre eles aos membros do Conselho especial para a África do Sínodo dos Bispos, que se reuniram estes dias na sede da secretaria geral do Sínodo.

O Papa assinalou que, "confirmando quanto tinha decidido meu venerado predecessor em 13 de novembro do ano passado, desejo anunciar minha intenção de convocar a Segunda Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos".

"Nutro grande confiança em que esse encontro suponha um impulso ulterior no continente africano à evangelização, à consolidação e ao crescimento da Igreja e à promoção da reconciliação e da paz", acrescentou.

João Paulo II tinha expressado naquela data seu desejo de um sínodo para dar à "amada terra da África, o dom precioso da comunhão e da Paz".